Dia da mulher é todo dia!

Professora Lucilaine Machado, 4° ano A. Escola Municipal General Aldo Bonde


Isso a turminha do 4° ano aprendeu, compreendeu e com certeza levará para a vida os aprendizados e o conhecimento adquiridos.

Neste mês de março, tendo a data dia 08 referencial internacional de valorização do gênero feminino, fez da rotina da turma uma junção de atividades interdisciplinares com objetivo de estimular o entender a História das mulheres no TRANSCORRER dos anos , assim, foram realizadas atividades que perpassam a língua portuguesa com , entrevistas ( mulher de sua convivencia), produção de pesquisa de mulheres influentes na sociedade dando ênfase à uma figura Pontagrossense e uma referência contemporânea , assim os nomes da prefeita da cidade (Elizabeth Schmidt) e da secretaria de educação (Simone Neves) não poderiam deixar de ser citados e pesquisados. Outra influência no ambiente educacional foi Malala, aproveitando sua história de luta pela educação igualitária e de equidade.

A comunidade escolar tem pouco acesso às tecnologias, mas realizaram pesquisas, e o resultado foi trabalhado em sala de aula no coletivo.

Foram realizadas atividades que englobaram História e Formação Humana, lendo e organizando em mapas mentais a importância e o surgimento de tal data ' comemorativa ', assim for abordados os nomes de mulheres visionarias e referenciais desde os atos politicos até os avanços tecnologicos, mostrando oara os pequenos de hoje em dia , que tudo é losaivel quando se há engajamento. Os alunos produziram cartões para suas mães e/ou responsáveis e para algumas professoras da escola.

Com a produção de cartazes foi possível trabalhar os substantivos próprios ( descrevendo nomes de mulheres refencias da sociedade numa ordem cronológica ( incluindo os nomes das pedagogas, professoras e educadoras gerais da escola.

Tambem foram abordados os tipos de profissões, assim houve um link gradual e natural com o conteúdo e os objetivos a serem alcançados sobre o tema DIVERSIDADE, pois nas leituras e pesquisas abordamos a igualdade de gênero , o acesso e a valorização .

Aos alunos foi transmitido sobre a necessidade do empoderamento das mulheres na visão descrita de necessidade urgente de igualdade social.

A valorização e o respeito no viés de mão dupla onde abarca os valores socioculturais e os seus estereótipos . Acredito que a semente partilhada para o ampliar dos conhecimentos numa visão de autonomia através da educação foi estimulada.

Eu como professora tive como intenção oportunizar atividades teóricas e práticas, para que meus alunos pudessem por si entender , aprender e gradativamente repassar a importância do conviver e do valorizar as referências femininas, vistas do micro que encaixam as pessoas de sua vivência, para o macro, quando aprendem sobre referências de mulheres empoderadas e líderes sociais que eram e são visionárias de uma sociedade de melhor convivencia.

Com certeza o lema " Toda mulher pode ser o que quiser " será edificado através de meus alunos. Esse era o objetivo principal de todo esforço e trabalho dispensado, acredito que frutos virão!

A galerinha produziu, aprendeu de forma leve e dinâmica .

Houveram contribuições de grande valor das professoras do 3°ano A( prof Josely), 4°s anos B,C e D ( professoras Shirley, Renata e Lucielle), assim como das professoras dos 5°s (Ana Mary e Juliane), que partilharam do nosso mesmo objetivo e assim, também realizaram produções e atividades para o entendimento desta data historicamente reivindicada como forma de contribuir para a transformação social.


















Comentários